Fazer diferente em Educação


Cada vez mais pessoas vem me perguntar o que está acontecendo com a Educação e como podemos melhorar a relação dos professores com o conteúdo e com as famílias e vice-versa. Ouço muitas histórias assustadoras de realidades excludentes nas escolas, síndrome de bournot nos professores, crianças e jovens desinteressados ou que 'não aprendem'.

O fato é que a sociedade tem mudado suas relações de produção, de trabalho, de consumo, o avanço tecnológico modificou a saúde, as relações e o modo de vida e a educação chamada tradicional não conseguiu ajustar sua prática pedagógica para alimentar as habilidades que a sociedade atual está precisando diante das mudanças que se operaram.

Tanto o mercado de trabalho, quanto a vida social exigem hoje que a pessoa, antes de tudo, tenha INTELIGÊNCIA EMOCIONAL. O que significa isso? Que você compreenda, aceite e comunique quem você é, quais são suas necessidades, habilidades e sentimentos únicos. Uma pessoa que encontra seu eixo e o comunica claramente e sem medo, consegue viver em harmonia em qualquer situação na vida. Isso se chama INTEGRIDADE. E quando podemos ser íntegros desabrochamos em FELICIDADE de dentro para fora.

Como chegar a esses resultados a partir da educação?

Quando os adultos entendem que cada um é um diamante que precisa ser cuidado e alimentado, não banalizamos mais a relação com as crianças e jovens, recebemos nossos alunos em sala de aula e nossos filhos em casa, olhando nos olhos de cada um, segurando em suas mãos, sentindo verdadeiramente como estão e estabelecendo uma relação mais verdadeira.

Quando entendemos e respeitamos a nós mesmos, conseguimos entender e respeitar os outros. QUando estabelecemos momentos de ESCUTA ATIVA, onde todos terão o direito de se expressar e o dever de escutar com respeito, seja em RODAS INICIAIS na escola, seja em REUNIÕES DE FAMÍLIA, estamos abrindo espaço para novas relações na educação.

No próximo texto falaremos sobre as práticas que favorecem essas mudanças na educação!

Posts Recentes
Arquivos

INSCREVA-SE 

 

1. PREENCHA O 

FORMULÁRIO

FALE CONOSCO:

 

ju.terocup@gmail.com


whatsapp: 51-998781333

 

© 2014 por Juliana Corullon